Temos um exemplo, que é o perfume Ricci Ricci da Nina Ricci, ele é uma delicia de perfume, sensual , deixa um rastro maravilhoso por onde vc passa e não é invasivo Sua composição é a seguinte:
Notas de cabeça é a bergamota, as notas de coração são as Rosas e a Belle de Jour e as notas de fundo, são o patichouli e o Sândalo, essas são as notas que permanecem por mais tempo, é o perfume propriamente dito.
Mas o que são essas notas olfativas?Como isso funciona?
Notas olfativas dos perfumes :
As notas são percepções olfativas dos perfumes.
No processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância sofre progressivamente uma série de mudanças sutis e harmoniosas. Para descrever esses momentos, é usados em perfumaria o termo Notas Olfativas, e cassificam-se em três tipos:
Notas de Cabeça: são voláteis(logo evaporam), contêm espérides, duram alguns segundos e são a primeira impressão da fragrância. Como por exemplo, bergamota, laranja, tangerina e também lavanda, estragão, louro e manjericão.
Notas de Coração: são liberadas em seguida e denotam a personalidade de quem usa, são produzidas por elementos denominados de modificadores, que é onde se encontram estas essências. Exemplos: essência de rosa, gerânio e neroli.
Notas de Fundo: são encontram os fixadores, dão peso e nos indicam o tempo de duração na pele. Como exemplo temos essência de jasmim, sândalo, patchuli, vetiver, musgo de carvalho, civette, almíscar, âmbar e baunilha. São as últimas percepções olfativas de um perfume.
Portanto, as notas olfativas formam a chamada pirâmide olfativa, fundo, coração e corpo, classificadas de acordo com sua volatilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário